terça-feira, dezembro 02, 2008

Memória digital

Você se envergonha do seu passado? Eu me envergonho. Acho que todo mundo tem um pouco de vergonha das coisas que falou, das coisas que escreveu, das coisas que fez uns anos atrás. Seja sincero, quem não morre de vergonha quando se lembra daquela declaração de amor ridícula para a pessoa que hoje você sabe que não é a certa? Ou aquela vez que você fez um penteado que parece um ninho de pomba bêbada? Todo mundo morre de vergonha de algumas coisas do passado.

O problema é que agora o passado não some mais. Antigamente, esses fatos vergonhosos eram apenas leves lembranças que surgiam nas madrugadas insones. Agora não. Graças a internet, tudo o que te envergonha pode ser encontrado por aí. Sabe aquele depoimento apaixonado que você mandou pra garota que você achava ser a mulher da sua vida e agora você nem quer ver mais a cara? Tá lá. Você pode ver todo dia, botar a mão no rosto e se lamentar pensando “como eu era imbecil”.

Eu imagino como as futuras gerações vão lidar com isso. Elas estão crescendo num mundo em que tudo é documentado. Aquela conversa inconseqüente que você teve no MSN? Alguém salvou o log. Aquele videozinho besta que você fez com os amigos? Está no YouTube. Apesar de estarmos vivendo numa época em que as ferramentas são transitórias, ( ontem era o ICQ, agora MSN; a moda era o bog, agora é twitter) os dados permanecem. Logs ficam por aí, posts de blogs abandonados, rastros são deixados. Os erros, fracassos, vergonhas que antes eram apenas uma memória ruim, agora estão sempre presentes para te assombrar.

2 comentários:

  1. É isso mesmo! Quando eu quero me lembrar de algo de mim mesma eu escrevo meu nome no Google. Sempre me vem a "lembrança". saco! A gente não é esquecido, a gente não é lembrado...aff!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Daniela! A internet acabou com o efêmero.

    Aliás, isso é engraçado. Tudo na internet é efêmero (td é onda, td é moda, td aparece e some) e ao mesmo tempo é eterno (ou tão duradouros quantos os hds).

    ResponderExcluir